terça-feira, 28 de outubro de 2025

Brasil

Tocantins investiga caso suspeito de intoxicação por metanol após consumo de bebida destilada

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou neste sábado (18) a investigação de um caso suspeito de intoxicação por metanol em Palmas. O paciente, que não teve a idade divulgada, está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde aguarda a conclusão dos exames confirmatórios.

Segundo informações da SES, o homem relatou ter consumido bebida destilada em casa e, logo após, apresentou sintomas como dores, náusea, vômitos, falta de ar e visão turva.

🔍 O metanol é um álcool utilizado em produtos industriais, como solventes e combustíveis, e é altamente tóxico quando ingerido. O composto afeta principalmente o fígado, sistema nervoso e nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte, além de provocar insuficiência pulmonar e renal.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país já registra 133 notificações de possíveis intoxicações por metanol. Desse total, 46 casos foram confirmados, 87 seguem em investigação e 528 foram descartados.

Os casos confirmados estão distribuídos nos estados de:

  • São Paulo (38)

  • Paraná (4)

  • Pernambuco (3)

  • Rio Grande do Sul (1)

Entre os registros ainda sob investigação, a maioria é de São Paulo (44), seguida de Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2), Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).

O levantamento também aponta dez mortes confirmadasoito em São Paulo e duas em Pernambuco — e oito óbitos sob investigação em outros estados.

📰 Redação – Girando a Notícia

Veja Também